No STF, redes sociais defendem validade do Marco Legal da Internet |
Joinville promove mutirão de limpeza em cemitérios
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação conjunta envolve equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente e soldados do 62º Batalhão de Infantaria
Na próxima segunda-feira (4), a Prefeitura de Joinville dará início a um importante mutirão de limpeza nos cemitérios municipais, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O primeiro local a ser beneficiado será o Cemitério Municipal, onde equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (SES), da Unidade de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e soldados do 62º Batalhão de Infantaria se unirão nesta ação preventiva.
Durante o mutirão, serão adotadas medidas específicas para reduzir os riscos de proliferação do mosquito. Entre elas, está o recolhimento das embalagens que envolvem as flores e o esvaziamento dos vasos para eliminar possíveis acúmulos de água, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Nos casos em que a remoção não é possível, serão aplicados produtos para eliminar as larvas do mosquito.
A ação se estenderá por todos os cemitérios municipais ao longo da semana, com programação definida. Na terça-feira (5), o mutirão chegará ao Cemitério Nossa Senhora de Fátima, seguido pelo Cemitério São Sebastião na quarta-feira (6). Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), será a vez dos cemitérios Dona Francisca, Cubatão, Cristo Rei, Pirabeiraba, Canela, Cometa e Rio Bonito receberem a equipe de limpeza.
Dayane Bento, gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, destaca a importância da colaboração da população para o sucesso da iniciativa. Ela ressalta a necessidade de retirar o plástico que envolve as flores antes de colocá-las nas sepulturas, assim como a importância de garantir que os vasos fixos possuam abertura embaixo para permitir o escoamento da água.
"É fundamental que as famílias contribuam, providenciando a abertura nos vasos fixos, pois não conseguimos virá-los para derramar a água parada. Além disso, um problema grave que enfrentamos são as sepulturas abandonadas, que acabam se tornando focos de proliferação do mosquito devido à falta de limpeza por parte dos familiares", alerta a gerente.
Além dos mutirões pontuais, a Prefeitura realiza limpezas periódicas em todos os cemitérios municipais, seguindo um cronograma anual pré-estabelecido, como parte das ações de prevenção e controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Deixe seu comentário